quinta-feira, 30 de junho de 2011

Encontros da Imagem 2011 em Braga



“Novas Visões na fotografia social” é a temática apresentada para esta edição que vai decorrer em treze espaços da cidade de Braga de 16 de Setembro a 30 de Outubro e conta ainda com leitura de portfolios, mesas redondas e workshops.

A crise em Portugal e as transformações nos países de Leste, após a queda do Muro de Berlim, ocupam um lugar central na vigésima primeira edição dos Encontros da Imagem de Braga. O colectivo [KameraPhoto] estará representado no Museu D. Diogo de Sousa com uma retrospectiva sobre o estado social e politico português representado através do olhar dos treze fotógrafos que constituem este colectivo nascido em 2003. “New life | New Document”, comissariada por Vladimir Birgus, director da Universidade de Opava, na República Checa, apresenta uma visão dos países de Leste após a queda do Muro de Berlim. Será uma mostra colectiva com cerca de oitenta imagens de vinte e um autores, ocupará um dos espaços de maior relevo e dimensão da mostra - a sala do Recibo do Mosteiro de Tibães. Ainda se destaca “Things here and things to come”, um portfolio de José Pedro Cortes realizado em Telavive sobre quatro jovens judias americanas que desejam regressar a Israel com a finalidade de cumprir o serviço militar. Ainda a destacar o trabalho de Dragan Thomas que estará representado com “Nomads” no Museu da Imagem.

Encontra-se a decorrer a fase de inscrição para o prémio de fotografia “Emergentes DST” uma iniciativa da empresa Domingos Silva Teixeira, em parceria com os Encontros da Imagem, visando premiar o melhor portfolio de fotografia contemporânea 2011. Este prémio é atribuído através da Leitura Critica de Portfolios oferecendo aos fotógrafos a oportunidade de apresentarem o seu trabalho a comissários, galeristas e editores especializados, constituindo um meio de promoção internacional da sua obra.

Mais informações em: http://www.encontrosdaimagem.com