domingo, 15 de novembro de 2009

CINANIMA 2009




A 33º edição do Cinanima, um dos festivais de cinema mais importantes a nível internacional chegou ao fim no passado Domingo em Espinho, consagrando mais uma vez o que de melhor se faz no campo do cinema de animação internacional.
Dos mil filmes recepcionados oriundos dos cinco continentes, foi projectada uma selecção de uma centena de obras, ficando a responsabilidade depositada a um Júri para atribuição de um reconhecimento acrescido ou prémio.
O grande prémio ficou entregue a Chris Landreth pelo filme “Spine”. Uma menção especial à curta francesa “Logorama”, melhor curta metragem para o filme “Red-End and the sceemingly symbiotic society” de Robin Noorda e Bethany De Forent. “Panique au village” recebeu o prémio para melhor longa-metragem .
A animação lusa também recebeu prémios: “Pássaros” de Filipe Abranches recebeu o prémio Tóbis, “o acidente” de Andrés Marques e Carlos Silva o prémio Alves Costa. O prémio António Gaio foi entregue ao Nuno Beato pela curta “Mi vida en tus manos”.
Para aqueles que não tiveram oportunidade de ir a Espinho durante o Cinanima, tem oportunidade de ver algumas das obras no programa «Onda Curta» da RTP2 ou em portais de vídeo da internet, já que infelizmente em Portugal não existe uma distribuição massificadora de curtas-metragens.