sexta-feira, 29 de julho de 2011

Curtas Vila do Conde - Palmarés da 19ª edição


Terminou no passado dia 17 de Julho a 19ª edição do festival de Curtas de Vila do Conde. Forma mais de 20 mil pessoas que percorreram as várias actividades ao longo dos nove dias do certame. A excelência da programação a juntar uma capacidade inovadora e irreverente por parte da equipa organizadora, leva a que cada edição do Curtas seja um momento inesquecível para quem se desloca a esta cidade.

O palmarés desta edição contempla nomes já consagrados em previas edições do Curtas, assim como novos valores. O Grande Prémio “Cidade de Vila do Conde” foi para o filme “BORO IN THE BOX” de Bertrand Mandico da França, para melhor animação – “WAKARANAI BUTA” de Atsushi Wada do Japão, no melhor documentário o filme “GET OUT OF THE CAR” do Americano Thom Andersen, e ainda destaque para a curta francesa –“PETIT TAILLEUR” de Louis Garrel. Na competição Nacional destaque para o filme “O NOSSO HOMEM” de Pedro Costa e uma Menção Especial para “FRATELLI” de Gabriel Abrantes e Alexandre Melo.

Como um festival não se faz só de prémios, e de sessões competitivas, este ano o conjunto de actividades paralelas foi preenchido por filmes concerto, quase todos esgotados, começando pelo excelente estreia do mais recente filme do Rodrigo Areias “Estrada de Palha” que contou com a participação de Rita Redshoes e Paulo Furtado, Arto Lindsay e Jun Miyake que preencheram de forma sonora um filme de Pierre Clémenti e destaque para a brilhante actuação do portugueses Gala Drop que impuseram uma energia arrebatora aos filmes também de Pierre Clémenti, actor e realizador francês que foi este ano homenageado. A esperar por uma vigéssima edição, o Curtas de Vila do Conde contará para a próxima edição uma sinergia com o Guimarães 2012.

Ainda de referir a exposição “Stereo” que ocupa os espaços do Centro Memória e da galeria Solar que pode ser visitada até ao próximo dia 18 de Setembro. A exposição STEREO junta seis duplas de criadores portugueses, sendo eles Legendary Tiger Man com Rodrigo Areias, Manuel João Vieira com Bruno Almeida, Black Bombaim com Sandro Aguilar, Adolfo Luxúria Canibal com João Onofre, Pedro Gomes com Gabriel Abrantes e Noberto Lobo com João Salaviza, que produziram um conjunto de instalações audiovisuais resultado da pesquisa entre a música e o cinema.

(por razões editoriais esta noticia não irá sair na integra...)