domingo, 13 de novembro de 2011

Cinanima 2011






O melhor do Cinema de Animação regressou a Espinho.

Chegou ao fim no passado fim-de-semana a 35ª edição do Cinanima. O festival de cinema de animação mais antigo de Portugal, certame incontornável como referencia do melhor do cinema de animação mundial. Espinho recebeu durante uma semana filmes oriundos dos cinco continentes, criando uma atmosfera única,  que a cada ano que passa ganha novos e interessantes contornos culturais. Não se trata só de uma mera competição de filmes, mas uma grande festa do cinema de animação.
O filme de estreia do Americano Jason Carpenter – “The Renter”, baseado em histórias verídicas da juventude do realizador, rendeu-lhe o grande Prémio Cinanima 2011. Foi ainda atribuído um prémio especial do júri ao filme “Muybridge’s Strings” de  Koji Yamamura do Canadá, que retrata as pesquisas do fotografo Eadweard Muybridge.
Para o continente americano ainda foram os prémios Melhor Curta-Metragem até 5 minutos para o filme “Ku b la Khan” de Joan Gratz dos EUA, prémio Melhor Curta-Metragem – Mais de 5 minutos até 25 minutos para o filme “Second Hand” de Isaac King do Canadá e ainda para o Canadá uma menção especial para o filme “Dimanche” de Patrick Doyon.
Melhor curta metragem de Fim de Estudos para Bianca Ansems do Reino Unido com o filme “Playing Ghost”. João Fazenda arrecadou o prémio António Gaio com “Sem querer” e “O Sapateiro” de David Doutel e Vasco Sá uma menção especial.
 O prémio do público foi atribuído ao filme”Danny Boy” de Marek Skrobecki da Polónia. Publico que se mantém fiel a este grande evento e que fortifica cada nova edição do Cinanima.
Um evento que mais uma vez está de parabéns.