quinta-feira, 23 de junho de 2011

Emmy Curl e Hana Kogure, Mercado Negro, 3 de Junho





Emmy Curl e Hana Kogure

Mercado Negro, 3 de Junho


Na passada sexta-feira o auditório do Mercado Negro encheu-se de uma forma muito heterogenia para acolher dois projectos femininos que andam a dar que falar…
Emmy Curl deu o mote de saída, cautautora desde tenra idade, a sua criatividade exuberante, fomentada é certo pela família que lhe permitiu desde cedo gravar e esboçar o que seriam as suas primeiras melodias com apenas 11 anos.
Influenciada pela cultura e natureza transmontana, Emmy Curl, recolhe-se em Vila Real para compor a grande maioria dos temas. Com um percurso invejável para muitos dos músicos com a mesma idade, tendo feito a primeira parte de concertos como dos Eels no Coliseu. Já conta com EP gravado pela Optimus Discos, várias participações em publicidade e faz parte do projecto Rouge de João Vieira Fino.
Em Aveiro encantou os presentes com um concerto consistente, com uma sonoridade docemente bela que proporcionou uma viagem por densas florestas onde a calma e o sossego é uma raridade…
Pouco passava da meia-noite quando a segunda parte do concerto começou, Hana Kogure apresentou-se em Português. Não sendo uma estreia lusa, já antes tinha tocado em espaços como os Maus Habitos no Porto ou no Cabaret Maxime em Lisboa.
Veio apresentar “Palavras ao Vento”, projecto que se propõe criar músicas originais e inovadoras, tendo a base do processo criativo conjunto da cantora e compositora japonesa com poeta português Tiago Patrício, num encontro entre literatura e música, fomentando um intercâmbio de duas culturas: a japonesa e a portuguesa.
O concerto pecou pela falta de originais na língua nativa, contudo esse não era o propósito. Mas sim uma fusão de culturas que foi brilhantemente conseguido através de uma melodia vocal arrebatadora que levou a grande ovações por parte da assistência, que não arredou pé apesar de a hora tardia que já se fazia sentir…
O Mercado Negro voltou a brilhar em mais uma proposta…. Não se esgotando nos meros concertos do auditório e que tem contado com uma forte intervenção cultural inigualável em Aveiro.