quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fotografia Aveiro - Maio - 2011




Lomografia no Mercado Negro

O Mercado Negro e um núcleo de jovens lomógrafos sediados em Aveiro apresentam "Ensaio sobre Aveiro", um trabalho fotográfico que resultou de uma Maratona Lomográfica realizada no passado dia 27 do mês Março.
Na parede do corredor principal do MN desfila uma selecção de fotografias de várias formas e feitios, dando a conhecer o percurso realizado entre a praça do peixe tendo terminado na Universidade de Aveiro.
A exposição conta ainda com a descrição das diversas Lomo e câmaras analógicas vintage que estiveram a uso nesse dia.
O grupo informal começou por Pedro Serralva, Diogo Teles, Rosário Pinheiro e Frederico Silva que no meio de uma conversa surgiu a ideia de criarem um grupo sediado em Aveiro sobre a temática da fotografia analógica. A Maratona Fotográfica, surgiu de uma ordem normal crescimento pretendendo apresentar a Lomografia aos participantes, dado que alguns deles ainda não estavam familiarizados com o conceito, promovendo dessa forma o contacto e troca de experiencias entre os vários participantes.
A mostra pode ser visionada até dia 4 de Junho que culminará com uma festa de encerramento.
+ info: http://www.facebook.com/lomografiaveiro

“Sensibilidades” de Eduardo Teixeira Pinto
Aveiro acolheu a primeira exposição itinerante “Sensibilidades”, que consta de uma selecção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, de um vasto espolio do acervo de Eduardo da Costa Teixeira Pinto. Nascido em Amarante, em 1933 e filho de Joaquim Teixeira Pinto, proprietário da Foto Arte, uma das primeiras lojas de fotografia do distrito do Porto. A exposição remete-nos a três décadas compreendidas entre 1950, altura em que Eduardo Teixeira Pinto se profissionalizou, e a década de 70, altura em que já contava no seu curriculum com várias dezenas de participações em salões de fotografia dos cinco continentes.

Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.


Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.
Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através da exposição proposta tendo sido igualmente publicado um livro em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem, numa edição que consta de cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.
“Sensibilidades” de Eduardo Teixeira Pinto ficará patente ao público até ao dia 5 de Junho na Galeria dos Paços do Concelho podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 14.00 às 18.00 horas, aos sábados, domingos e feriados das 15.00 às 19.00 horas. Tem entrada livre.
+info: http://www.eduardoteixeirapinto.com/home.html