quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fotografia em espaço Publico - Aveiro









Fotografia em espaço Publico - Aveiro

A fotografia está em “alta” em Aveiro. Desta feita a fotografia veio ocupar o espaço público ou diria espaços públicos. No centro comercial Glicínias Plaza está montada uma exposição de Fine art do colectivo ART.ur, no Forum Aveiro está uma exposição de Guta de Carvalho e ainda em vários espaços da cidade (telhado da capitania, edifício Fernando Távora, exterior da caixa de palco do Teatro Aveirense, rotunda do Hospital e Glicínias Plaza) fotografias de sete (des)conhecidos de Aveiro apoiado pelo TEDX Aveiro.

ART.ur – Glicinias Plaza
ART.ur é um projecto em embrião desde 2007 que viu a sua concretização no inicio no mês de Maio no espaço comercial Glicinias Plaza. Sendo um projecto inicialmente pensado para um outro espaço cultural em Aveiro contudo, não agregava a quantidade de público que pretendiam atingir. Com o avanço do digital a fotografia começou a ficar no seu habitat, a arte reduzida a um ecrã torna-se mais fácil, deixando o espectador e interessado a reduzir o numero de visitas a exposições e a ver as obras na parede. Por causa comodismo, as galerias têm hoje, muito menos visitantes do que o que tinham à uns aos atrás, e embora haja um esforço enorme de vários promotores, essa situação não se tem vido a alterar. A Arte não pode ser elitista, levando este grupo a procurar o espaço e meios de expor o seu trabalho para que as pessoas fossem interceptadas de uma forma natural.
Do colectivo fazem parte Paulo Moreira, cresceu e viveu em Lisboa até 2001 altura em que deixa a capital para se instalar em Aveiro. Em Lisboa fez o plano de estudos em fotografia na Ar.Co tendo mais tarde desenvolvido projectos de impressão alternativos como a sensibilização de materiais e calotipias na Associação de Arte fotográfica. Alexander Kharlamov, natural de Moscovo (Rússia) vem para Aveiro em 93, onde frequentou o Conservatório de Aveiro em paralelo com o curso de desenho e pintura da ACAV, uma formação clássica natural dos países de leste, estando neste momento a terminar o mestrado em Gestão Industrial na Universidade de Aveiro. Autodidacta refere que passa a maior parte do seu tempo livre a aprender através de livros as diversas técnicas fotográficas tendo desenvolvido um método “híbrido” que consiste na manipulação digital de digitalizações de negativos de médio formato (fotografia analógica) com auxílio de uma mesa de desenho digital e programas de edição de imagem. E ainda Pamela Chávez, natural Chihuahua no México também autodidacta, tendo começado a fazer foto manipulação em 2009, fortemente inspirada pelo surrealismo, o mundo onírico, o simbolismo religioso e pagão. Trabalha como consultora independente e designer gráfica.
A exposição pode ser visitada até ao fim de Junho. Mais informações em: https://www.facebook.com/artur.galeria


Guta de Carvalho no Forum

O Forum Aveiro recebe uma exposição da autoria de Guta de Carvalho com uma selecção de fotografias alusivas ao navio-escola Sagres.
O fotógrafo Guta de Carvalho, natural do Barreiro, teve a oportunidade de acompanhar uma parte do percurso da terceira volta ao mundo do navio-escola Sagres – Sagres III, realizada em 2010 e que percorreu 27 cidades costeiras, de 19 países diferentes. Guta de Carvalho captou pormenores e detalhes da embarcação e da sua grandeza, criando uma espécie de diário de bordo que deu lugar à exposição fotográfica que vai estar presente até dia 12 de Junho, no corredor central do Forum Aveiro.
Esta exposição está integrada num road show que percorrerá todos os Centros Comerciais geridos pela Multi Mall Management.

JR - INSIDE OUT (vários espaços)
É difícil ficar indiferente as fotografias de grandes dimensões que estão presentes em alguns dos espaços públicos mais frequentados de Aveiro. Nas paredes figuram fotografias de Aveirenses conhecidos como o caso de Silvina Raimundo da Garagem do Doce juntamente com José Carvalho, bombeiro de alma e coração no exterior do Glicínias Plaza , Atita conhecido pela sua vida na água juntamente com Aurora Peres professora de matemática no edifício da capitania, Monsenhor João Gaspar, a vida inspirada por Jesus no Teatro Aveirense, Joaquina Ferreira André, peixeira no edifício Fernando Távora e Carlos Moreira o senhor da Bolacha Americana na rotunda do Hospital.
JR é um artista inovador que utiliza as ruas do mundo para apresentar a sua arte! Apoiado por inúmeros voluntários nas comunidades locais, já chegou a locais tão distintos e distantes, como as favelas no Brasil, bairros pobres no Quénia ou ao muro das lamentações em Israel, continuando a ser um artista francês anónimo, que nunca revelou o seu nome, e sempre que actua localmente com a sua arte não fica para explicar o que fez…o seu objectivo é promover o encontro entre os rostos desconhecidos que fotografa, as suas histórias, e a comunidade local e a própria comunicação social.
JR deixa um desejo para o Mundo: "Desejo que cada um de vocês marque uma posição em relação àquilo em que acreditam, e que participem neste projecto de Arte Global, e juntos seremos capazes de virar este mundo do avesso (INSIDE OUT)".

Saiba mais em: http://www.insideoutproject.net/