sábado, 7 de novembro de 2009

Ovarvideo'09 - Press Realease

A 14ª edição do Ovarvídeo – Festival de Vídeo de Ovar, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ovar, organizada pelas Associações Casa da Animação e ANDI, decorrerá no Centro de Arte de Ovar, nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de Novembro.

O júri de selecção, constituído por elementos da organização, decidiu, depois de visionar os 120 trabalhos recebidos a concurso, seleccionar um total de 26 vídeos – 18 para a Competição Geral e 8 para o Prémio Jovem Criador. O júri seleccionou ainda 7 filmes para a sessão Panorama (extra-competição). A atribuição dos prémios será da responsabilidade de um júri especialmente convidado para o efeito.


MOSTRAS PARALELAS


INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO
Dando continuidade a um programa iniciado em 2006, dedicado as várias escolas existentes no país, este ano será a vez do Instituto Politécnico do Porto fazer uma apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos aí ministrados.


AGÊNCIA, UMA DÉCADA EM CURTAS

A curta-metragem portuguesa cresceu em visibilidade e em condições de produção nos últimos 20 anos, a ponto de, no início da década, se ter aventado a possibilidade de uma “Geração Curtas”. Fruto dessa explosão, surgiram novas estruturas de produção e novos canais de distribuição e exibição. Um dos agentes que contribuiu para essa transformação foi a Agência da Curta Metragem, entidade criada no seio da Curtas Metragens que aproveita as sinergias da criação nacional e promove, programa e distribui a produção nacional de curta-metragem. A Agência faz agora dez anos.

Com a colaboração da Agência da Curta Metragem, será exibido o programa “Fluxos”.


AGNÈS VARDA

Agnès Varda começou pela fotografia, que nunca abandonou. Em 1954, como autodidacta, escreveu e realizou a sua primeira longa-metragem, “La Pointe Courte”, que já anunciava alguma da ruptura que a Nouvelle Vague iria concretizar face ao cinema francês da época.

Com a colaboração do Instituto Francês do Porto, serão exibidas, na totalidade, as curtas metragens da autora.


TÃO PERTO TÃO LONGE
Entre a memória e o quotidiano, cada um dos vinte realizadores convidados escolheu um aspecto singular da sua vivência e realizou um filme de 5 minutos, através do qual procuram reflectir sobre a miscigenação da nossa ’cultura global’.

Em parceria com a Fundação Gulbenkian, será exibido o projecto Tão Perto Tão Longe, desenvolvido no âmbito do Programa Gulbenkian Distância e Proximidade.


EXPOSIÇÃO

Em exibição
Em exibição tem como base a interpretação de cartazes de filmes famosos que marcaram o cinema. Reinventando a ambiência e os símbolos presentes nos cartazes, a exposição retrata o imaginário colectivo do cinema, presente na memória de cada um. Desde o suspense e comédia, ao drama e romance, Em exibição permite sentir, tocar e rever o cinema que persiste no profundo tangível do espectador.

COLECTIVO ARTE ÀS TANTAS
“Somos um colectivo de “fazedores” de arte e pensadores. Criamos e reinventamos por prazer e vontade. Estamos atentos aos problemas do Mundo e possuímos um elevado grau de consciência que nos permite ver a espécie humana não como vítima mas sim como causadora da sua própria condição.”
“Pretendemos tornar a arte acessível a todas as pessoas, com ou sem instrução, com o fim de criar um interesse global pela arte e eliminar a elite artística; criar um constante estado de alerta relativamente aos ensinamentos e educação, promovendo assim o debate.” (excertos do Manifesto às Tantas).


INSTALAÇÕES VÍDEO

Orelha invisível

Fundado no início do século XXI, Orelha Invisível, é um laboratório de pesquisa artística que pretende, através de diversos saberes e tecnologias, apreender e expressar o pensamento artístico contemporâneo.
De formação múltipla, heterodoxa e heterogénea, os seus elementos visam a intervenção pública, através de novas formas de expressão artística que estão na confluência e na deriva de outras já existentes, como sejam, a música, o vídeo, a poesia, e a performance artística na sua generalidade.


WORKSHOPS

Integrados no festival, está prevista a realização de dois workshops: A imagem som, orientado por Marco Magalhães, produzido pelo Instituto Politécnico do Porto; Escrita criativa, orientado por José António Cunha. Ambos decorrerão no edifício do Centro de Arte de Ovar, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro.


SESSÕES DEDICADAS ÀS ESCOLAS E IPSS

PANORAMA INFANTIL
Um conjunto de pequenos filmes animados que expressam bem a beleza e diversidade do mundo da animação. Um passeio irregular, um amigo perdido, um gelado ou uma bola entre as mãos, podem fazer o sorriso de uma criança.

CARTOON D’OR
O melhor da animação europeia. Os filmes mais premiados e aclamados pelo público nos principais festivais de cinema de animação europeus.
Este ano, assistimos ao regresso da dupla Wallace e Gromit, que está em grande forma, viajamos pela mão de Bastien Dubois e o seu caderno mágico, que nos leva a redescobrir Madagáscar e vivemos um drama amoroso, num singular registo digital.

AGÊNCIA, UMA DÉCADA EM CURTAS
Com parceria da Agência da Curta Metragem, será exibido o programa “Retratos” - Vidas e momentos em retratos que perscrutam, indagam e desvelam personagens de quotidianos que nos são próximos e que talvez por isso não nos sejam completamente legíveis.