sábado, 21 de maio de 2011

Avenida Hoje


“Avenida Hoje”
Olhar crítico sobre uma das artérias mais importantes da cidade de Aveiro.
A Avenida Dr. Lourenço Peixinho continua a ocupar o lugar de destaque que sempre teve na memória dos aveirenses, apesar do prestígio que se lhe associava noutros tempos, ter vindo a esmorecer ao assistir às mudanças dos últimos tempos, para que essas mudanças não fossem esquecidas um grupo de fotógrafos Aveirenses recolheu ao longo das últimas semanas um portfolio de imagens transpondo o espaço de exercício da cidadania dos Aveirenses para o suporte fotográfico.
O espaço público que dá forma à Avenida Dr. Lourenço Peixinho tem-se mostrado desajustado e desvalorizado. A Avenida vê os seus edifícios serem ampliados sem o acompanhamento dos espaços indispensáveis a esse crescimento. Uma Avenida pouco apelativa e pouco funcional. O Património Arquitectónico que subsiste está na sua grande maioria em ruína ou com uma esperança de vida muito curta.
Muito se tem falado da Avenida. Mas pouco se vê da Avenida. Uma exposição sobre o passado recente da Avenida, num contexto quase imediato onde a inspiração histórica, social e cultural de uma das artérias mais importantes da cidade de Aveiro leva a uma reflexão crítica de quem a visita.
A exposição reúne trabalhos de Bernardo Conde, nascido em Aveiro em 1976 apaixonado pela fotografia de natureza e pelo mundo exterior foi desenvolvendo várias formações na área da fotografia desde 1998. Surge nos dias de hoje com diversas exposições colectivas e individuais contando com participações em galerias internacionais como a Art of Smile em Paris. Pela Secção de Fotografia do Clube dos Galitos estão representados: Carla Anita Botelho, Nascida no verão de 85, crescendo sempre com uma tendência artística, acabou por fazer uma licenciatura em Design em Aveiro. Frequentou várias formações de artes manuais e fotografia, actividades que a acompanham praticamente todos os dias, Carla Taveira, estudante de Novas Tecnologias da Informação na UA, Miguel Estima, frequentou várias formações na área da imagem, colaborador da imprensa escrita e Pedro Sottomayor, com mais de quarenta anos a fotografar, colaborador de vários projectos culturais da cidade de Aveiro.