sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2011







Durante mês e meio, Aveiro é o centro da Cerâmica Artística. São apresentadas peças de cerâmica artística concorrentes ao prémio Bienal Internacional de Cerâmica Artística assim como obras de edições anteriores da Bienal e alguns artistas e projectos convidados
A exposição principal da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, está patente no Museu de Aveiro, sendo o resultado de um concurso internacional cujo principal objectivo foi estimular a experimentação e a criatividade. No total participaram mais de 140 artistas, tendo sido seleccionadas 69 obras de 53 artistas diferentes oriundos de 13 países: Alemanha; Bélgica; Brasil; Eslovénia; Espanha; Estados Unidos da América; França; Itália; México; Polónia; Portugal; Suíça e Ucrânia.
O vencedor do primeiro prémio do concurso é o espanhol Rafael Perez Fernandez com a obra, composta por duas peças, “Almendora”. O segundo premiado, Paulo Reis, de nacionalidade portuguesa, apresentou “Beijo II”. A espanhola Mar Garcia Diaz viu o seu trabalho “Paisaje Urbano I” premiado com o terceiro lugar.
A forte programação paralela é dos principais motes da presente edição que comemora os vinte anos e dez edições. Num total de dez espaços estão distruidas as seguintes exposições:  Escultura Cerâmica. Cinco autores Portugueses (Cecília de Sousa, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, Sofia Beça e Virgínia Fróis) no Museu da Cidade; LA PASTA – Exposição Itinerante de Cerâmica Contemporânea (Castellón, Valencia, Barcelona, Sevilha e Málaga) resultante do Encuentro Internacional de Cerámica de Pontevedra que está presente na Antiga Estação da CP; o Aveirense  Zé Augusto expõe “Cerâmica” na Galeria do Edifício da Antiga Capitania; “Corpos Visíveis” é o titulo da exposição de Alberto Miranda que se encontra na Galeria dos Paços do Concelho;  Retrospectiva das obras premiadas em antigas edições da  Bienal pode ser visitada na Galeria do Aveiro Arte; Exposição de Emília Viana, Jesus Castañon Loché, Ossama Emam e João Carqueijeiro no Bobogi; Sofia Beça e Rute Marcão na Galeria Enquadrar e na Galeria Vera Cruz "Colectiva de Outono - Pintura, escultura e cerâmica"de Rogério Abreu, todas de entrada livre até 12 de Novembro.
Mais informações no site da Câmara de Aveiro em http://ww.cm-aveiro.pt