segunda-feira, 13 de julho de 2009

Avanca - opinião e propostas de fotos...

Num país tão pequeno como o nosso, a proliferação de festivais de cinema está no seu expoente máximo. Difícil para um amante da sétima arte escolher de um leque de quase trinta festivais/mostras existentes optar por um, só no distrito de Aveiro existem sete festivais. Dos que eu frequento o Avanca foi um dos primeiros que fui e um que ano após ano faz parte da minha agenda de visitas. Isto deve-se ao bom ambiente que se consome naquela vila com cerca de cinco mil habitantes, que é invadida por mais de duas centenas de jovens (e menos jovens) entusiastas do meio audiovisual.



De Quarta a Domingo passa a não existir necessidade de olhar para o relógio, não existe hora para começar, os participantes começam a chegar e sabemos que pouco tempo depois somos convidados para o majestoso lanche de abertura. Os workshops tem a hora marcada para muito cedo contudo, a formação propriamente dita começa logo de manhã e termina quando o sol nasce no dia seguinte. Quando a fome aperta, vai-se espreitar as dezenas de barraquinhas da feira gastronómica (que fica mesmo ao lado do “campus”) e deliciamo-nos com os petiscos lá confeccionados.
Os orientadores dos workshops são nomes reconhecidos internacionalmente, e em muitos casos a organização ainda completa (o leque de formadores) com artistas portugueses. Tornando-se a cada ano que passa, difícil a escolha do workshop a frequentar, sabendo que no ano seguinte já não encontramos os mesmos orientadores. Para além das “matérias” a serem abordadas serem sempre diferentes a cada edição, existindo sempre workshops de animação, documentário, ficção, experimental e de direcção de actor.
Avanca é caracterizado pelo enorme “campus”, existindo também as habituais sessões competitivas no modesto auditório paroquial, que se tornam essenciais para repousar um pouco o corpo e mente, principalmente quando se está várias horas em processo de formação.
Avanca requer um espírito de partilha e interacção, uma motivação para descobrir e aprender. Uma visita a Avanca é um rejuvenescimento que se torna obrigatório a cada ano que passa.