terça-feira, 7 de julho de 2009

Palmarés FEST


Terminou no passado dia 28 de Junho a quinta edição do FEST – Festival Internacional de Cinema Jovem. Espinho acolheu novamente um dos festivais mais novos e ao mesmo tempo mais emblemáticos festivais de cinema do nosso país.
Com uma forte participação de mais de uma centena de jovens entusiastas do mundo do cinema, oriundos de mais de 20 países de quatro continentes, o Fest com a actividade Training Ground cativou e mostrou-se capaz de criar um verdadeiro campo de conhecimento ao longo de quase uma semana.
Das sessões competitivas que decorreram tanto no auditório da Junta de Freguesia como na sala de cinema do casino Solverde, o Juri entregou as seguintes distinções: premio melhor videoclip Dictie magic (Bélgica), uma menção honrosa a Ragana A-A-A-A (Lituania), na secção Experimental o premio foi entregue ao filme OITA , Diary of the Distance (Argentina). Na secção melhor documentário a escolha foi para o filme The Italian Doctor (Dinamarca).Na Categoria de animação o Júri decidiu atribuir o premio ao filme “Chump and clum”(Alemanha), e atribuir uma menção honrosa ao filme “Touchdawn of the dead” (Bélgica).Na Categoria de Ficção o Júri decidiu atribuir o premio em ex equo, aos filme “Hay cosas que no se olvidan” (Espanha) e a “passeo” (Espanha). Na secção de grande premio nacional o Júri decidiu atribuir o premio a “O direito á infelicidade”. Na Categoria Castelo de Prata - Longa metragem (e sem grandes dúvidas) a distinção para o filme “The Home of Dark Butterflies – Finlândia e uma Mensão Honrosa para: Klass da Estónia.
Ambos os filmes premiados foram bastante aclamados por parte do público e recomendo o seu visionamento por parte do leitor.